Sintomas da toxoplasmose no gato

O que acontece com um gato com toxoplasmose? Estamos acostumados a tratar esta doença com risco para mulheres grávidas e, portanto, com a presença de um animal de estimação em casa durante a gravidez, em especial referência aos gatos.

Mas é perigoso para os nossos gatos? E quais são algumas dicas avançadas? Acima de tudo, como saber se o gato doméstico está infectado? Estamos à procura de todas as respostas.
Toxoplasmose e gatos
A toxoplasmose é uma doença causada por um parasita unicelular, Toxoplasma gondii (T. gondii). Em particular, está entre as doenças mais comuns parasitarárias, conhecidas como o microorganismo infecta indiferentemente todos os animais de sangue quente, incluindo o ser humano. É particularmente importante em gatos porque o Toxoplasma gondii para completar suas necessidades do ciclo de vida precisa do hospedeiro definitivo e intermediário. Os únicos hospedeiros definitivos são os gatos. Quando um gato ingere uma presa infectada (por exemplo, roedores e pássaros) ou outro tipo, como comer carne crua, o parasita cresce e se espalha em seus ocistos intestinais, milhares de ovos, que são excretados nas fezes  e no ambiente prontos para reinfectar se ingeridos. Eles são muito resistentes no ambiente podendo sobreviver até um ano. No hospedeiro intermediário não reproduzem ocistos.
Os sintomas da toxoplasmose em gatos
A maioria dos gatos com toxoplasmose não apresentam sintomas relevantes: o sistema imunológico felino é perfeitamente capaz de mantê-lo sob controle. Na presença de um sistema imunitário suprimido ou deprimido, pode desenvolver sintomas tais como febre, perda de apetite, fraqueza e letargia consequente. Outras questões directamente relacionadas com os órgãos obtidos a partir de infecção: O Toxoplasma pode causar inflamação, pneumonia, distúrbios da retina e no sistema nervoso central (dificuldade de coordenação dos movimentos, convulsões, e também incontinência). Estas são situações clínicas que necessitam de um veterinário para fazer um diagnóstico rápido. Mas deve ser dito, são eventos raros que afetam os gatos mais velhos com o sistema imunológico debilitado ou com doenças específicas, como a FIV, FeLV.

 

21495_173701482754280_1657252487_n

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!
This entry was posted in Geral. Bookmark the permalink.

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *