Caixinha de areia…será que você está limpando o suficiente?

areia

Muita gente acha que a caixinha de areia pro gato não passa de uma caixa de plástico que você enche com o granulado higiênico mais barato que encontrar no supermercado e coloca em qualquer cantinho da casa, o mais escondida possível. E então o gato imediatamente irá começar a usá-la, certo? Só que a coisa não é tão simples assim. O relacionamento do seu gato com essa caixa de plástico e o granulado que você coloca dentro dela é muito mais complexo do que se imagina.

Existem muitos motivos pelos quais um gato deixa de usar a caixa de areia e começa a fazer xixi pela casa. Para conseguir resolver esse problema, o mais importante é descobrir o que está por trás desse comportamento. A primeira coisa a fazer é levar seu gato ao veterinário para excluir qualquer motivo médico – infecção urinária, diabetes, problemas nos rins, tudo isso pode provocar xixizinhos fora do lugar.

Tem certeza que está limpa?

Uma vez estabelecido que a saúde do seu gato está perfeita, é hora de começar a investigar as possíveis causas comportamentais. A higiene inadequada da caixa de areia é um dos principais motivos que levam um gato a procurar por outros ‘banheiros’, portanto, antes de sair xingando seu gato pelos xixis fora do lugar, pare e pense se o problema não pode ser a caixinha…e daí uma grande parcela da culpa pelo comportamento errado pode ser sua. Talvez a limpeza que está sendo feita não esteja de acordo com os padrões de qualidade do seu gato (e tem gato que é particularmente chato nesse aspecto, eles só faltam exigir ISO 9000!).

Com toda a honestidade, você está cumprindo com a sua parte na limpeza da caixinha? Pra você pode parecer que está bom, mas pode ser que o seu gato não ache que limpar a caixinha somente uma vez por dia é o suficiente (lembre-se que o olfato dele é infinitamente superior ao seu – se você não está sentindo cheiro algum, pode ser que ele esteja, e se incomode muito com isso). O ideal é que a caixa seja limpa pelo menos duas vezes por dia. Parece o óbvio, limpar a caixinha sempre que ela for usada…é o que fazemos no nosso próprio banheiro quando damos descarga, não? Mas tem gente que limpa duas ou três vezes por semana e acha que está ótimo! Pois saiba que, se o seu gato usa a caixinha direitinho apesar de você não mantê-la limpa como deveria, é uma questão de tempo até os problemas começarem a aparecer. Uma caixinha suja é uma bomba prestes a explodir. Deixar a coisa chegar nesse ponto é criminoso!!

Gatos são criaturas muito limpas, e não é nada confortável ter que pisar em torrões de areia úmidos de xixi, ou em cocôzinhos espalhados pela caixa…ainda mais se o xixi e cocô são de outro gato! A caixa deve estar sempre impecável, para que seu gato tenha locais limpos e secos onde pisar.

Não adianta gastar dinheiro com areia perfumada (que os gatos normalmente detestam), ou com sprays para desodorizar o ambiente, ou mesmo colocar a caixinha no lugar mais distante da casa…a melhor maneira de controlar o odor é limpando! Jogue fora os torrões de xixi e as fezes com a maior frequência possível, bote a pazinha pra trabalhar! Tem gente que espera o odor estar tomando conta da casa toda, daí vai lá e joga tudo fora, o que garante uma caixinha super limpa e atraente para o gato por um dia somente, e olhe lá! Isso obviamente se ele quiser chegar perto dela, depois de toda experiência negativa que já teve.

Limpeza da caixinha = monitoramento da saúde

A limpeza da caixinha tem outra função muito importante, mas normalmente negligenciada ou mesmo desconhecida: é uma excelente ferramenta de diagnóstico. Quando você limpa a caixinha, percebe qualquer problema em potencial logo nos estágios iniciais. Essa rotina irá lhe dar a oportunidade de ver sinais de diarréia, constipação, sangue na urina ou nas fezes, ou mesmo uma quantidade muito grande ou muito pequena de urina, que pode ser observada no tamanho dos torrões formados. Ao fazer a limpeza regularmente, você irá se familiarizar com a quantidade normal que seu gato elimina diariamente de fezes e urina. Se o tamanho do torrão mudar, pode indicar um problema urinário, ou outra condição médica qualquer. Conseguir identificar um problema logo no começo pode fazer toda

Uma pequena tarefa que faz toda a diferença

Ok, sabemos que limpar a caixinha não é o ponto alto do dia de ninguém, mas é a melhor maneira de controlar o odor, monitorar a saúde do seu gato, e mantê-lo feliz com as condições de limpeza, e portanto, usando a caixinha de modo apropriado. Se você acha que não faz tanta diferença assim a frequência da limpeza da caixinha do seu gato, faça uma experiência: dê descarga no seu vaso sanitário somente quando você limpar a caixinha, e veja como você se sente quando tiver que usá-lo.

Considerações finais

  • A caixinha deve ser grande o suficiente para acomodar confortavelmente o seu gato
  • Caixinhas com bordas altas, ou cobertas, ajudam a controlar a espalhação de granulado
  • Para casas com mais de um gato, o ideal é uma caixa para cada gato, e mais uma extra. Dois gatos = 2 caixas + 1. Três gatos = 3 caixas + 1, etc
  • Uma vez por semana, higienize completamente a caixinha lavando com desinfetante de uso veterinário e se possível deixando-a secar ao sol
  • Evite areias com perfume, que costumam irritar o olfato dos gatos e afastá-los da caixa de areia
  • Mantenha os potinhos de água e comida o mais distantes possível da caixinha. Ninguém gosta de comer ao lado do banheiro
  • Mantenha a caixinha em um lugar tranquilo, onde o gato possa fazer suas necessidades sem ser incomodado
  • Invista em um granulado de boa qualidade. Granulados muito baratinhos não controlam o odor de urina, e você acaba tendo que trocar tudo com muito mais frequência. Além de acabar saindo mais caro, o mau odor maximiza a possibilidade de xixis fora do lugar
  • NUNCA utilize areia de construção. Ela transmite incontáveis parasitas, inclusive alguns que podem passar pra você a diferença em termos do sucesso do tratamento.

Fonte: http://www.catbehaviorassociates.com/how-often-should-you-scoop-the-litter-box/
Tradução http://www.resgatinhos.com.br/a-caixinha-de-areia/e adaptação: resGatinhos

 

 

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Be Sociable, Share!
This entry was posted in Geral. Bookmark the permalink.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *